A formação do hábito alimentar

Como se forma o hábito alimentar? Você sabe o que pode influenciar nas preferências que seu filho terá?
✅ A formação do paladar vai muito além do período de introdução alimentar. Começa na gestação, se fortalece na amamentação e se estabelece com a oferta de alimentos.
➡️ Ainda na gestação, o bebê passa a conhecer os cheiros e gostos do que a mãe come, pois o líquido amniótico muda de odor e sabor conforme a alimentação materna.
➡️ Na amamentação, o leite também muda de gosto ao longo do dia, permitindo ao bebe amamentado no peito uma infinidade de sabores, antes mesmo dos 6 meses!
➡️ Na IA, a preferência alimentar é resultado de dois fatores: a oferta que os pais fazem e o resgate da memória gustativa da gestação/amamentação.
✅ É por isso que é EXTREMAMENTE importante que não se ofereça NENHUM alimento ultraprocessado (que contém gordura, sal e açúcar em excesso) nos primeiros dois anos.
❌ Não confunda hábito alimentar com seletividade. Os bebês passam por fases seletivas e isso é normal. É necessário seguir oferecendo sempre! E mais: é necessário comer o que se espera que a criança coma. O exemplo é fundamental.
➡️ Em geral, a preferência alimentar já está estabelecida aos dois anos. Mesmo assim, o consumo desregulado de alimentos altamente processados depois dessa idade pode causar dependência, pois a combinação de gordura, açúcar e outros aditivos gera um vício difícil de se romper. É preciso moderação sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *