Deixar com fome para comer mais?

Deixar o bebê sem mamar para comer melhor: mito ou verdade?
❌ Mito! Conselho clássico: “deixa com fome que ele come!”
Sabem qual o grande o problema disso?
✅ Quando o bebê inicia a alimentação, ele NÃO SABE que a comida alimenta! Não faz a mínima ideia. Até então, viveu enchendo a barriguinha com leite. Ele não tem ideia de que aquele alimento colorido e cheiroso pode também matar a fome!
Quando o bebê vai para o cadeirão com muita fome, a irritação é certa! Afinal, ele quer encher a barriga. E não sabe que essa é a função da comida! Ele quer mamar!
➡️ Então, não dê ouvidos a pessoas que te digam isso. Saiba que é normal o bebê comer pouco no início. É normal que seja mais para explorar do que para se alimentar!
➡️ Se ele mamar no peito, pode oferecer antes, durante (sim!) e depois da refeição, pois o leite materno não interfere na absorção dos nutrientes (a fórmula sim, precisa respeitar um intervalo).
➡️ Quando a alimentação já está estabelecida, é sim importante respeitar os períodos de fome do bebê, não mantendo ele sempre cheio de comida, pois a fome é um processo fisiológico necessário na hora de comer. Isso significa não dar petiscos entre os horários de lanches e refeições principais.
❇️ Resumo: mantenha a amamentação em livre demanda e ofereça o peito sempre que o bebê solicitar, mesmo que esteja na hora do almoço, mesmo que ele esteja no meio da refeição. Ele não estará trocando a comida pelo peito. Ele está aprendendo que a comida alimenta, e ter seu porto seguro é importante neste processo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *