Higiene dos alimentos

O passo 9️⃣ do Guia Alimentar para menores de 2 anos é: Cuidar da higiene no preparo e manuseio dos alimentos; garantir o seu armazenamento e conservação adequados.
➡️ Enquanto o aleitamento materno exclusivo protege as crianças contra a exposição a microorganismos patogênicos, a introdução de outros alimentos as expõem ao risco de infecções.
➡️ Quando a criança passa a receber a alimentação complementar aumenta a possibilidade de doenças diarréicas.
➡️ As causas normalmente são a contaminação da água e alimentos, durante sua manipulação e preparo, inadequada higiene pessoal e dos utensílios, alimentos mal cozidos e conservação dos alimentos em temperatura inadequada.
➡️ Oferecer água o mais limpa possível (tratada, fltrada e fervida) para a criança beber. O mesmo cuidado deve ser observado em relação à água usada para preparar os alimentos.
➡️ Dar preferência por copos ou xícaras, em vez de mamadeiras (por dificultar a higiene).
✅ As frutas devem ser lavadas em água corrente, colocadas de molho por 10 minutos em água clorada, utilizando produto adequado para este fm, na diluição de 200 ppm (1 colher de sopa para 1 litro) e enxaguadas em água corrente, antes de serem descascadas, mesmo aquelas que não sejam consumidas com casca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *