Saltos de desenvolvimento

Já falei em outras oportunidades sobre salto de desenvolvimento, mas achei importante deixar registrado como post para caso alguém nunca tenha ouvido falar.
✅ Os saltos de desenvolvimento são períodos em que o bebê está aprendendo alguma habilidade nova.
➡️ Nesse período o sono pode ficar perturbado, o bebê pode ficar acordando mais vezes, e a alimentação também fica alterada… normalmente o bebê prefere mamar e come menos.
➡️ Quando acontece? Praticamente uma vez por mês desde nascimento.
❗️Lembrando que pode variar de cada bebê.
3️⃣ O salto dos três meses é sempre falado porque é quando acaba a exterogestação e também quando tende a regularizar a produção de leite materno… ou seja, a mãe percebe que o seio não fica mais tão cheio e o bebê começa ficar irritado durante o dia, logo ela acha que está tendo pouco leite ou que seu leite está secando!
6️⃣ O de seis meses também um salto importante pois está relacionado com início da introdução alimentar e com o início da fase da angústia da separação. O bebê passa a mamar mais e requisitar a presença da mãe!
❓Quanto dura? Às vezes alguns dias, em outras mais de uma semana! Varia para cada bebê!
🤸‍♀️ Como saber se meu bebê está passando por isso? Observe se ele está aprendendo algo novo: pode ser aprende a rolar/sentar/engatinhar/andar, a visão se aperfeiçoando, o início da fala…
➡️ Curiosidade: muitas vezes o bebê faz durante o sono aquilo que está aprendendo. Por exemplo: começa a sentar no meio da noite e ainda adormecido, ou treina algumas palavrinhas. Já ouvi casos de bebê que ficava em pé na cama!
✅ O bebê fica irritado no início, pois não compreende as mudanças que estão ocorrendo, mas tendem a finalizar o salto com uma grande alegria, quando percebem que aprenderam algo novo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *